CUSCO & CIA

CUSCO & CIA
Saúde e Estética Animal

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Castração

A castração é uma intervenção cirúrgica realizada em cães e gatos para evitar a reprodução e conseqüente superpopulação destes animais. 
Trata-se de uma cirurgia relativamente simples que, nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários e nos machos, da retirada dos testículos. É realizada sob anestesia geral e o animal não necessita ficar internado, estando recuperado em uma semana. A castração pode ser realizada a partir dos 5 meses de idade para fêmeas (recomenda-se antes do 1° cio) e para machos após os 6 meses pra evitar problemas urinários.
A castração diminui drasticamente o risco de doenças na vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
 Elimina a Gravidez Psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), com produção de leite e irritabilidade excessiva.
Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais; Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio; Nas fêmeas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos próximo ao ambiente onde está a fêmea no cio;
Nos machos, diminuiu o hábito de urinar em paredes e móveis para demarcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.
Busque informações a respeito e esterilize seu animal. Você estará ajudando no combate a superpolução de cães e gatos.
Consulte sempre um Médico Veterinário.
Aline Palma
CRMV/RS 9823

Nenhum comentário:

Postar um comentário