CUSCO & CIA

CUSCO & CIA
Saúde e Estética Animal

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OBESIDADE EM PETS

O estilo de vida sedentário de muitos donos e a maneira confinada em que cães e gatos vivem são as principais causas da obesidade animal. A maioria das pessoas não reconhece o excesso de peso em seus animais e por isso não procuram um médico veterinário. Por serem considerados membros da família, os pets acompanham o comportamento alimentar de seus donos. As guloseimas (biscoitos, petiscos, restos de comida) — dadas aos animais como se fossem presentinhos — contribuem para o aumento de peso.Assim como em humanos, a obesidade em pets é resultado de um desequilíbrio entre o consumo e o gasto de energia. Ou seja, a ingestão de calorias provenientes da dieta é superior a sua queima.                                                                                                                              
As conseqüências imediatas, como diminuição da resistência, contornos pouco graciosos, não são nada em comparação com as muitas complicações que podem produzir transtornos no aparelho locomotor ,dificuldades cardio-pulmonares, predisposição a diabetes, predisposição a infecções,  problemas de pele e altos riscos cirúrgicos.                                                               
Assim, o dono precisa convencer-se do estado de obesidade de seu cão ( a imagem de que o cão gordo é um cão bem tratado é coisa do passado ) e seguir rigorosamente as indicações do fabricante quanto a quantidade de ração a ser fornecida, fracionar a ração ao longo do dia para que o cão tenha sempre a sensação de estar saciado, isto é, em vez de dar 300g de uma só vez, fornecer 3 refeições de 100g, dispensar as guloseimas : o biscoito pela manhã, o pedacinho de queijo a tarde, o bifinho a noite, etc. e fazer com que o cão faça exercícios regularmente.                                                                                                                              
Se apesar de todas estas mudanças ele continuar com excesso de gordura, convém estabelecer um programa preciso de emagrecimento junto ao veterinário que o trata. Este poderá utilizar alimentos dietéticos industrializados existentes no mercado.  
Consulte sempre um Médico Veterinário.
Aline Palma
CRMV/RS 9823

Nenhum comentário:

Postar um comentário